Daniel Fantineli's profile

Como cuidar da pele na adolescência (BLOG BIOAGE)

Como cuidar da pele adolescente e quais produtos usar

As mudanças intensas proporcionadas pela adolescência costumam gerar desconfortos na maioria dos jovens. Isso porque a flutuação hormonal acaba causando uma série de questões, especialmente relacionadas à pele.

O mal cheiro e o excesso de oleosidade são algumas delas, mas de todas talvez a acne seja a que mais incomoda. Muito além de uma questão estética, espinhas costumam causar dor, especialmente quando aparecem em locais sensíveis ou que se movimentam muito, como ao redor da boca e nariz, por exemplo.

Por isso, neste post vamos falar dos problemas mais comuns nas peles adolescentes e dar dicas de como tratá-los e como cuidar da pele para prevenir que novas perturbações surjam. E mais: daremos dicas de alguns produtos específicos para esses problemas. Acompanhe!

Sumário
Por que a pele adolescente é tão problemática?
Quais são os benefícios dos tratamentos de pele para adolescentes?
Os principais problemas da pele adolescente e como tratá-los
Como cuidar da pele na adolescência?


Por que a pele adolescente é tão problemática?
Como dissemos na introdução deste artigo, durante a adolescência o corpo passa por uma série de flutuações hormonais. Isso significa que muitas vezes as taxas exageradas de hormônios podem desencadear desequilíbrios no resto do organismo.

Os hormônios que são mais responsáveis por tudo isso são os chamados andrógenos. A testosterona, por exemplo, é agente de diversas transformações no corpo, como:
     - Crescimento de pelos
     - Sudorese
     - Produção de sebo pela pele (óleo)
     - Alterações no aspecto da pele

O excesso de produção de sebo é um dos grandes motivos das inflamações e aparecimento de espinhas durante a puberdade. Inclusive, alguns adolescentes tem questões sérias de autoestima envolvendo a acne descontrolada.

Ainda que boa parte de todos esses problemas desapareçam com o passar do tempo, nos anos da adolescência eles são causadores de muitos desconfortos.

Quais são os benefícios dos tratamentos de pele para adolescentes?
A pele é o maior órgão do corpo humano. Mantê-la saudável é fundamental para garantir uma boa qualidade de vida. E se os cuidados começam desde cedo, melhor ainda!

Uma das grandes vantagens de se começar tratamentos na adolescência é o fato dos jovens aprenderem desde cedo a identificar as necessidades de sua própria pele. A construção do hábito de cuidar da pele previne problemas dermatológicos futuros.

E quando falamos de problemas dermatológicos, é importante pensar além do rosto. A pele do corpo todo pode sofrer durante essa fase da vida e os tratamentos podem evitar questões como estrias, dermatites e seborreia.

A acne na adolescência, por sua vez, se não for bem tratada, pode inclusive deixar marcas na pele. O tratamento das cicatrizes causadas por espinhas é bem mais complicado e, inclusive, bem mais custoso do que tratar da acne em si.

Sendo assim, investir em tratamentos ainda na adolescência pode poupar recursos no futuro, fora o desgaste pessoal envolvido no processo.

Os principais problemas da pele adolescente e como tratá-los:

1. Pele oleosa
A produção de sebo, que leva ao aspecto brilhante e à oleosidade excessiva da pele, é um dos principais problemas que a maioria dos adolescentes enfrentam. Até mesmo o couro cabeludo pode ser afetado por esse problema, interferindo no aspecto dos fios de cabelo e motivando outros problemas dermatológicos.

Como tratar a pele oleosa: um dos maiores erros ao lidar com a pele oleosa é não hidratá-la. Ao tentar resolver o problema de excesso de óleo por conta própria, muitos utilizam produtos adstringentes demais na pele e não a hidratam depois, acreditando que isso resolverá o problema.

Esse engano provavelmente só vai fazer com as células produzam ainda mais sebo, piorando a situação e até podendo levar a outros problemas, como agravamento do caso acneico.

Na realidade, o correto é fazer a limpeza com produtos adequados e em seguida hidratar o rosto com dermocosméticos específicos. Isso irá garantir a saúde da pele e evitar produção descontrolada de sebo.

Que produtos podem ser usados na pele oleosa?
Sabonete Antiacne Bioage: este gel de limpeza da Bioage é adstringente no nível certo, higienizando a pele profundamente sem correr o risco de agravar o quadro de oleosidade. Na verdade ele faz o oposto: os efeitos anti séptico e anti-inflamatório auxiliam na redução da oleosidade. Este produto é indicado principalmente para peles acneicas.

Água Termal Ultra Hidratante Bioage: indicado para todos os tipos de pele, este produto possui uma textura fluida para ser borrifado na pele sempre que o usuário sentir necessidade. Possui ação calmante, refrescante e protetora contra os malefícios de diversos agentes, como poluição e ar condicionado.

2. Pele acneica
Acne: a grande vilã de 8 entre 10 adolescentes. Ela se manifesta na forma de inflamações que podem até formar pústulas (espinhas). Fora toda dor e desconforto que elas causam. Caso não seja tratada, a acne pode deixar cicatrizes na pele.

Muitas pessoas tem o hábito de espremer as espinhas sempre que elas aparecem. Mas essa prática não é recomendada! As chances da pústula acabar deixando uma marca são ainda maiores. Além disso, as unhas podem estar abrigando bactérias que, com o ato de espremer, acabam entrando na ferida e ocasionando outra infecção. Por isso não se deve espremer espinhas.

Como tratar acne na adolescência?
O tratamento da acne vai depender de cada caso. Para algumas peles o uso dos produtos certos já ajuda bastante a controlar a situação e lidar com eventuais espinhas. Em outros casos, o uso de dermocosméticos deve ser aliado a algum medicamento, que em quadros mais extremos podem inclusive ser de uso oral.

Existem também tratamentos estéticos que ajudam a controlar a pele acneica. O peeling é uma delas. Esse tratamento consiste no uso de ácidos para limpar a pele, estimular sua renovação e controlar as inflamações. Os ativos mais comumente utilizados são o ácido salicílico e o ácido retinóico.

Sessões de LED também podem ser uma alternativa. Esse tratamento possui efeito anti-inflamatório e bactericida, eliminando os germes que causam a acne. Outra opção é o laser ND-Yag, que trata as lesões a partir do aquecimento da pele.

É importante ressaltar que os tratamentos precisam ser cumpridos à risca e a rotina de cuidados com a pele deve se manter constante, sob o risco do caso de acne voltar.

Que produtos podem ser usados para tratar a acne?
Gel Secativo Antiacne Bioage: este produto é perfeito para o tratamento de lesões da acne de forma localizada. Basta aplicar pontualmente o gel em cima da lesão duas vezes ao dia. Ele reduz o tamanho da espinha, a vermelhidão e acelera a cicatrização.

3. Dermatite seborreica
Esse é outro problema decorrente do excesso de oleosidade na pele, que dessa vez se estende ao couro cabeludo. Com a produção de sebo em alta, ocorre a proliferação do fungo Pityrosporum ovale, o que causa vermelhidão, coceira e descamação de algumas regiões da cabeça e do rosto.

Como tratar a dermatite seborreica?
A dermatite seborreica costuma ser tratada com o uso de remédios e shampoos específicos para o caso. Os remédios geralmente possuem antifúngicos em sua composição, a fim de inibir a ação do Pityrosporum ovale.

4. Dermatite atópica
As flutuações hormonais da adolescência mexem com a microbiota da pele, desequilibrando-a. Isso deixa a pele mais suscetível a inflamações e infecções por agente externos, e até por questões emocionais.

A dermatite atópica pode se manifestar na forma pequenas feridas, descamações ou ainda ressecamento da pele.

Como tratar a dermatite atópica?
Seu tratamento está baseado em medicamentos específicos que devem ser prescritos por um especialista. Além disso, é importante manter a pele hidratada e bem nutrida, pois isso fortalece sua barreira protetora natural contra os agentes que podem causar essas infecções.

Que produtos podem ajudar a tratar a dermatite atópica?
Creme Hidratante Corporal com Vitamina C Bioage: além dos medicamentos prescritos, um bom hidratante pode ser bem útil. A Bioage possui em sua linha um hidratante corporal enriquecido com vitamina C e ácido hialurônico. Esse último ativo ajuda a restaurar e manter a barreira protetora da pele.

5. Estrias
As estrias são marcas comuns que aparecem no corpo que está crescendo. Elas surgem com o esticamento da pele e o rompimento das fibras de colágeno.

Como tratar as estrias?
Elas podem ser tratadas de diversas formas. As opções variam de cremes voltados para homecare, até procedimentos estéticos avançados.

Que produtos podem ser utilizados para tratar as estrias?
Gel Antiestrias Firmador Bioage: poderoso gel que estimula o colágeno e a síntese da fibronectina, melhorando o aspecto das estrias e firmeza da pele.

Como cuidar da pele na adolescência?
No geral, para manter a pele bem cuidada é preciso ter uma boa rotina de skincare. Ela inclui alguns passos básicos: limpeza, hidratação e proteção solar.

A limpeza de pele na adolescência é muito importante. Ela deve ser feita com um sabonete próprio para o seu tipo de pele. No caso de adolescentes com pele oleosa, comentamos sobre a importância do produto ser eficiente, sem ser agressivo.

Após a limpeza, é importante hidratar a pele para restaurar a barreira protetora, que muitas vezes é retirada pelo sabonete no processo de limpeza. Dependendo do seu tipo de pele, o hidratante ideal pode vir na textura de creme, gel, sérum ou óleo. Peles oleosas pedem texturas mais leves e de rápida absorção. Lembrando que o melhor é buscar a indicação de produto de um especialista.

Por fim, não se pode esquecer da proteção solar, fundamental para manter a saúde da pele a médio e longo prazo. Espinhas e exposição solar não costumam ser uma boa combinação, pois a luz e o calor do sol estimulam a produção de mais sebo.

No site da Bioage você pode encontrar uma linha completa voltada para a pele acneica, que conta com os já citados aqui: sabonete e gel secativo, além de muitos outros produtos, como protetor solar antiacne, tônico, máscara noturna e mais!
Como cuidar da pele na adolescência (BLOG BIOAGE)
Published:

Como cuidar da pele na adolescência (BLOG BIOAGE)

Published:

Creative Fields